sábado, 5 de março de 2011

Obesidade - Consequências da privação do sono no organismo - aula 4

Na sequência das aulas sobre o que a  privação do sono pode causar no organismo, chegamos ao assunto ligado à obesidade e o sono.



Nos dias de hoje a obesidade é considerada doença, considerada  pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como  "doença epidêmica global do século XXI."

Os dados do International Obesity Task Force (2000) comprovaram a prevalência de obesidade significativamente maior em várias regiões do mundo, sendo responsável, em grande parte, pelo aumento da mortalidade e morbidade com implicações no indivíduo, família e na comunidade.

  O excesso de peso e a obesidade é avaliada pelo Índice de Massa Corporal (IMC).


IMC = Peso (kg) / altura * altura


  • entre 18 a 25 = normal
  • entre 25 a 30 =  sobrepeso
  • entre 30 a 35 = obesidade moderada (grau I)
  • entre 35 a 40 = obesidade grave (grau II)
  • acima de 40   = obesidade mórbida (grau III)
Estudos têm sido realizados para desvendar a ligação existente entre a obesidade e o sono. Uma das conclusões que parece mais coesa é a diminuição do tempo de sono,  modificando os padrões endócrinos do indivíduo.

A alimentação das pessoas com baixos níveis de sono tendem a priorizar o consumo de carboidratos e diminuir a ingestão de proteínas. Biscoitos, massas, doces e salgados têm marcante presença nos cardapios destes indivíduos.

A obesidade pode tem consequências nefastas para a saúde como: insuficiência cardíaca congestiva, angina do peito, alterações da tolerância à glicose, diabetes, gota, dificuldade respiratória, cancro do intestino, infertilidade, embolia pulmonar, apneia do sono, cálculos vesícular, incontinência urinária de esforço, amenorreia na mulher (ausência de menstruação), concro do endométrio, artroses, propensão a quedas, conforme o caso dependência de terceiros para realização de atividades diárias.

Além disso, a obesidade ainta pode levar a alterações psicossociais e sócio-econômicas pela discriminação, isolamento, depressão e baixa auto-estima.

Na criança a interferência com crescimento pode ser complicado no tratamento. 

Pesquisas plea busca da relação peso x sono é recente, porém pode-se concluir que um tempo adequado de sono e alimentação saudável são maneiras corretas na busca de melhor qualidade de vida.

As formas de tratamento serão abordadas no curso sobre Ronco e Apneia do Sono da SonoClean. Mais detalhes no site www.sonoclean.com.br


Dilana Kochenborger - CRO 4816
Área de atuação - Odontologia do sono
dilana@sonoclean.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário