sábado, 12 de maio de 2012

Sono de qualidade merece um refúgio perfeito

Você sabia que em um terço de nossa vida passamos dormindo ou pelo menos tentando? Nada melhor do que cuidar muito bem do ambiente que nos acolhe. Certo?

Seu quarto deverá estar organizado, limpo e colorido com tons pastel. Nada de cores excitantes. O feng shui ensina e aconselha: livrar-se de objetos quebrados e evitar o acúmulo de papéis, livros e roupas por cima de cadeiras e balcões. Devemos deixar o quarto convidativo para dormir.

Como organizar um quarto?

  1. Deixar o cômodo respirar, abrindo porta e janelas
  2. Passar aspirador de pó no colchão, travesseiros, cortinas e tapetes
  3. Se o piso for de madeira ou material frio, passar um pano úmido no chão após passar o aspirador
  4. Evitar varrer ou espanar, pois isso somente espalha o pó
  5. Uma cama bem feita deixas os olhos felizes 
  6. Um aroma com fragrancia floral  funciona como um convite para boa noite de sono
  7. Sobrepor os lençois com colcha ou edredom pode criar um clima bem agradável e organizado
  8. Para os friorentos uma dica: usar lençol térmico. Relaxa a musculatura adiantando o sono
  9. Evitar ultrapassar a chamada "janela do sono" para deitar e dormir. Este momento da noite está entre às 10 e 11 horas, quando passamos por uma sonolência. Se ultrapassar este horário o sono desaparece.
Enfim, o sono reparador depende também desses itens, como o toque gostoso do lençol, a iluminação sob medida e cores suaves que tingem os móveis, paredes e acessórios. Nestes detalhes está o segredo para tornar o quarto como espécie de santuário particular.

Localização da cama:

  • Quanto mais longe da parede do banheiro melhor, porque nessa área de alvenaria passa o encanamento, e a água corrente pode trazer desequilíbrio físico e emocional (princípios do feng shui)
Roupas de cama:

  • fronhas, lençois e edredons de algodão ou fibras naturais oferecem toque agradável e evitam excesso de transpiração durante a noite. Outro prazer em noites frias é se enrolar até o pescoço numa manta de cashmere.
 Iluminação:
  • Diminuir a luminosidade do ambiente ajuda a desacelerar e reduzir os ruídos internos - as energias acumuladas ao longo do dia. Um quarto bem escuro, sem aqueles leds da TV, rádio/relógio. Assim aumenta da produção de melatonina, neuro-hormônio indutor de sono, que passa a circular na corrente sanguinea no escuro. Luzes fortes confundem esse processo biológico.
Temperatura do quarto:
  • Pesquisas revelam que por volta de 22 graus é o ideal. Quanto mais a temperatura cai, mais confortável se torna o ritual para a cama.
Cor do quarto:
  • A vibração das cores influi em nossa energia vital e nossas emoções. Tons pasteis bem clarinho, especialmente o azul, pode baixar a ansiedade. Estes tons relaxam e trazem tranquilidade na hora de pegar no sono. O lilás também cria uma atmosfera delicada e saudável para os insones. Para combinar o branco e tons terrosos. São tons que dissipam as energias mais densas e fica pura leveza.
Música:
  • Um som suave ajuda a preencher a mente com pensamentos positivos e esvaziar a densidade do dia. Cantos da natureza, sopros do vento, da água e pássaros são recomendados.
Literatura extraída da revista Bons Fluídos especial

Dra. Dilana Kochenborger
Odontologia na Medicina do Sono
Av Independência 1211 cj 210 Porto Alegre
(51) 3024 4429
www.sonoclean.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário