sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Dormir tarde prejudica rendimento escolar

No Brasil 35% das crianças e adolescentes tem problemas relacionados ao sono. Acredita-se que a TV com programação em horários tardios, como as novelas ou pais que chegam tarde em casa influenciam a rotina do sono destas crianças. Para termos uma idéia, países como EUA, Canadá Austrália, Nova Zelância e Reino Unido, a hora média de ir para a cama é 20 hs. (resultado de pesquisa da Johnson&Johnson em 21 países).

Crianças que dormem tarde ficam preguiçosas durante o dia, além de perder a concentração e o desempenho na escola. Também é observado irritação, choro, nervosismo e brigas com colegas.

 Curiosamente, pesquisadores descobriram que os adolescentes que dormem menos de 8 horas durante a noite, demonstraram alterações crônicas alimentares, consumindo 2,2% mais calorias provenientes de gorduras e, consequentemente aumento do risco de obesidade e doenças cardiovasculares.

O tempo ideal de sono para crianças em fase escolar é de 9 horas ou mais, por noite. 

Então o que fazer para ajudar?

  • Instituir regras com disciplina e horário para dormir
  • Ler histórias para a criança antes de dormir
  • A televisão deve ser desligada na hora combinada
  • Exercício físico intenso, brincareiras excitantes como pula-pula, música demasiado alta, jogos de vídeo, e tudo que estiver relacionado com o uso do computador a noite devem ser evitados
  • As luzes também desempenham papel importante no sono. Manter o quarto em semi-escuridão antes de dormir, ajuda a antecipação do sono.
Mas, antes de iniciar esta rotina é importante falar com a criança ou adolescente e fazer entender sobre a importancia de uma noite bem dormida para o desempenho diário escolar e qualidade de vida.

Persistência e amor ajudará seu filho a ajudar-se.

Contato: SonoClean - Dilana Kochenborger - CRO 4816





Nenhum comentário:

Postar um comentário