sábado, 25 de setembro de 2010

Apneia do sono - tipos




O Dr. me disse que posso morrer enquanto durmo. Quais as chances disso acontecer?

 Aproximadamente 763 milhões de pessoas no mundo inteiro roncam, e entre elas 80 a 90% não são tratados por falta de vontade, conhecimento próprio ou de diagnóstico.

Uma forma perigosa de ronco é chamada de apneia do sono.  Causa embaraços, motivo de brincadeira e muitas vezes a separação de quarto entre o casal.

 Devemos levar mais a sério o fato de roncar, pois realmente, quem sofre de apneia do sono, dependendo da gravidade, pode vir a  óbito, principalmente por complicações cardiorespiratórias em longo prazo, como infarto do miocárdio, arritmias,fibrilação, hipertensão arterial, AVCs, etc.

Os homens são mais afetados que as mulheres numa proporção de 3:1.

Existem 3 tipos de apneia do sono:
  
  •  Apneia Obstrutiva do sono: - a mais comum. Acontece quando há um bloqueio completo ou parcial da passagem de ar pela garganta, por mais de 10 segundos, várias vezes por hora de sono, terminando com esforço respiratório ou engasgo para voltar a respirar.  
  • Apneia Central: - Acontece quando a parada respiratória é comandada pelo sistema nervoso central. Independe do esforço respiratório.
  • Apneia mista: - Esta é a mistura dos dois eventos anteriores. Iniciando por uma apneia central e terminando pela apneia obstrutiva.
A principais consequências para quem padece desta doença é representado por sonolência excessiva diurna, irritabilidade, falta de memória e atenção, propenção para acidentes domésticos, rodoviários e no trabalho, falta de produtividade no trabalho, aumento gradativo de peso, aumento da pressão arterial, impotência sexual, entre outros.

O problema é sério e pode levar a morte, se não tratado em tempo. Sua evolução é lenta e progressiva, e deve ser acompanhada pelo médico do sono, dentista do sono, e por outras áreas da saúde comprometidas com seu tratamento correto.

Para saber mais acesse o site: www.sonoclean.com.br ou entre em contato pelo e.mail dilana@sonoclean.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário