sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Hipertensão arterial versus apneia do sono



A síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAHOS) é uma condição prevalente na população, associado a maior risco cardiovascular, frequentemente não-diagnsoticado. O seu reconhecimento requer alto grau de suspeita clínica, especialmente por cardiologistas e, pode ser confirmada por meio de polissonografia. 
Entre as consequências cardiovasculares estão as alterações no sistema nervoso autônomo, a hipertensão arterial sistêmica (HAS), arritmias cardíacas, doença arterial coronária, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca congestiva (ICC).
A hipertensão é considerada um dos principais fatores de risco de morbimortalidade cardiovascular e é um dos principais agravos à saúde publica no Brasil., onde a prevalência de HAS em portadores de SAHOS varia entre 40 a 90%. e a prevalência de SAHOS em hipertensos varia entre 22 - 62%.
Estudos mais recentes mostram que, em um período de quatro anos, aqueles indivíduos com índice de apneia maior que quinze eventos por hora de sono tem um risco três vezes maior de desenvolver HAS.
O tratamento deve ser realizado por equipe multiprofissional especializado na eliminação dos fatores que contribuem para esse quadro. Associando diversar formas como o uso de CPAP, aparelhos intra-orais, perda de peso corporal, exercício físico, redução de sal na dieta, moderação do consumo de álcool.

É hora, portanto, de quebrar dogmas e paradigmas. "A prevenção é a melhor solução". Se você ronca ou sofre da apneia obstrutiva do sono, procure um especialista em sono. Com certeza a sua qualidade de vida vai melhorar.

Dra Dilana Kochenborger - CRO 4816
SonoClean Odontologia (51) 3024 4429

Nenhum comentário:

Postar um comentário