domingo, 2 de março de 2014

Dormir tarde e pouco, consequências




 Dormir pouco e tarde da noite pode prejudicar a saúde de várias formas como:


1. Deficiência no aprendizado e memória

Durante a noite, vários ciclos de sono desempenham importante papel na "consolidação" da memória. A fragmentação do sono ou interrupção destes ciclos podem alterar o correto processo do pensamento, atenção e aprendizagem, principalmente o estado de alerta, concentração, raciocínio e resolução de problemas.





2. Sonolência e preguiça pode causar acidentes no trânsito e doméstico

O sono é importante e reage como uma ditadura ao nosso organismo. De nada adianta forçar a privação de sono, quando ele é percebido, uma hora ou outra o faz dormir. Este fato está sendo considerado o grande vilão para a segurança pública nas estradas brasileiras, pelo alto índice de acidentes fatais. Sonolência excessiva pode diminuir o tempo de reação, tal qual conduzir um automóvel ou caminhão embriagado. 
 
3. Diminuição da libido

Homens e mulheres privados de boas noites de sono relatam libido mais baixa e menos interesse em sexo. Estudos publicados sugerem também que muitos homens com apneia do sono têm baixos níveis de testosterona e consequentemente impotência sexual.


4. A privação do sono pode levar a problemas graves de saúde

    - Doença cardíaca
    - Ataque cardíaco
    - A insuficiência cardíaca
    - Arritmia cardíaca
    - Pressão alta
    - Diabetes

 
5. Envelhecimento precoce

Algumas noites de sono perdido por festas, ou outra situação deixa a pele sem brilho e com olheiras sob os olhos. Se esta perda de sono for crônica aumenta a liberação de cortisol na corrente sanguínea diminuindo consequentemente o colágeno na pele deixando-a com aspecto envelhecido e enrrugado. 

6. Depressão 

Pessoas diagnosticadas por depressão e ansiedade são mais propensas a dormirem menos de 6 hs/noite. 


7. Aumento gradativo do peso corporal

A falta de sono altera a sensação de saciedade estimulando o apetite por alimentos ricos em gordura e hidratos de carbono. Consequentemente aumenta o peso corporal até a obesidade. 




8. Falta de sono pode aumentar o risco de morte

Drástico mas verdadeiro:  
- No "Estudo Whitehall II", pesquisadores britânicos analisaram como os padrões de sono afetaram a mortalidade de mais de 10 mil funcionários públicos britânicos durante mais de duas décadas. Os resultados, publicados em 2007, mostraram que aqueles que tinham diminuído o sono de sete para cinco horas ou menos por noite, tiveram o risco de morte dobrado por doença cardiovascular.
 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário