Motoristas profissionais precisam fazer tratamento
para o Ronco e Apneia do Sono. É lei
Finalidade? Simples: Reduzir
o índice de acidentes com mortes causados pelos motoristas que adormem ao volante.
A realização do exame e
tratamento do sono (ronco e apneia obstrutiva do sono) foi determinada como
obrigatório em todo o Brasil para os motoristas de caminhão, carreta e ônibus
pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) desde fevereiro de 2008, resolução
267.
Notícia
A lei baseou-se em dados estatísticos referentes à
que 54% das ocorrências de acidentes rodoviários têm como causa o cansaço dos
condutores, sendo que 30% das vítimas destes sinistros são fatais. Outros estudos
científicos comprovaram que as chances de um acidente ser provocado por causa
do sono aumentam após a nona hora de direção no mesmo dia. A partir de 12
horas, este risco dobra e triplica quando o motorista dirige por mais de 14
horas por dia. No Brasil, em 2001, ocorreram 394.596 acidentes. Deste total,
307.287 com vítimas, sendo 20.039 deles fatais.
Como fator propiciador destes acidentes tem o transtorno
do sono chamado de Apneia Obstrutiva do Sono, o qual inicia por roncos leves,
progride lentamente até apresentar sinais de sonolência excessiva, diminuição
da atenção e função executiva, falta de memória, irritabilidade, problemas
psicológicos, associado com aumento de peso e longas jornadas de trabalho podem
provocar acidentes rodoviários fatais.
Esta notícia conduz ao
raciocínio que, no contexto atual, os cenários tanto externos como internos
estão em constantes mudanças e as empresas de um modo geral têm que se adequar
com a mesma agilidade com que a globalização e a rapidez de informações
acontecem.
Dra Dilana Oppitz Kochenborger - CRORS 4816
Certificada em Odontologia na Medicina do Sono pela Associação Brasileria do Sono (ABS)
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