- Em primeiro lugar precisamos saber que os aparelhos intra-orais (AIOs) para o tratamento do ronco e apneia do sono são preconizados pela Associação Americana de Medicina do Sono (AASM) desde 1995, como primeira escolha pra tratamento da apneia leve e moderada, ou casos graves, quando o indivíduo não consegue se adaptar com outro opção médico.
- Na realidade é a forma de tratamento do tamanho do seu bolso, pois é o mais barato.
- Também tem como vantagem não ser elétrico, cabe na palma da mão, não faz barulho, fácil de transportar em viagens e o mais importante: é muito eficiente.
Como escolher o cirurgião-dentista para atendê-lo?
- Dê preferência para o dentista mais próximo de sua cidade que possua certificação pela Associação Brasileria do Sono (www.sbsono.com.br página Odontólogos). Com certeza, tem competência para atendê-lo com segurança.
- Saia da primeira consulta com todas dúvidas sanadas. Leve todos os exames médicos realizados e principalmente o exame de polissonografia. (aquele realizado em noite inteira no laboratório do sono e sob responsabilidade médica)
- Lembre-se: "o barato sai caro". Você está procurando e necessitando de tratamento e não de um aparelho, simplesmente.
Qual o melhor aparelho?
- Existe mais de 200 modelos diferentes sendo utilizados no mercado, com indicações específicas. O aparelho escolhido deverá preencher as prescrições exigidas pela AASM como: encapsular todos os dentes, ser retentivo, permitir avançar a mandíbula conforme a gravidade do problema, não roubar espaço da língua, reduzir o ronco e a apneia, ser confortável, impedir a abertura excessiva da boca.
- Evitar escolher aqueles aparelhos pré-fabricados pois estes poderão provocar movimentações dentárias. O ideal, é o aparelho personalizado.
- Evitar optar por aparelho de silicone. Este é mole. Embora, muito confortável, não permite a titulação, ou seja, o avanço mandibular para diminuir gradativamente o ronco sem provocar danos para a articulação temporomandibular e musculatura mastigatória.
- Optar por aparelhos de acrílico rígido ou acetato. São mais duradouros e cumprem com sua função satisfatoriamente.
Dra Dilana Kochenborger
Odontologia na Medicina do Sonowww.sonoclean.com.br
Av Independência, 1211 cj 210 Porto Alegre-RS
(51) 3024 4429
Nenhum comentário:
Postar um comentário