sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Tratamento para apneia do sono por neuroestimulação

Mais de 20 milhões de pessoas sofrem de apneia obstrutiva do sono (SAO) e apenas 10 % delas são tratadas por motivos dos mais variados como: falta de conhecimento do paciente, falta de desejo ao tratamento, falta de encaminhamento dos próprios médicos, entre outros. Mesmo assim, é segmento da saúde promissora.

O padrão-ouro de tratamento na atualidade é o CPAP ( dispositivo de pressão contínua positiva de ar nas vias aéreas), mas estudos mostram que apenas 54% dos pacientes aderem ao tratamento.

Na disputa de mercado empresas desenvolveram os dispositivos de neuroestimulação implantável no intuito de tornar-se padrão-ouro no tratamento da apneia do sono moderada a grave.

Este aparelho baseia-se na neuroestimulação do hipoglosso (músculo da língua). É composto de eletrodos colocados cirurgicamente na parede anterior torácica e conectado a um gerador de pulso programável externamente para cada paciente. Este aparelho proporciona aumento do tônus aos músculos da língua, evitando que ela entre em colapso na orofaringe e, consequentemente, permite a respiração normal durante o sono.

Enquanto esta tecnologia não chega ao Brasil, a melhor indicação para o tratamento da SAOS leve e moderada é o uso de aparelho odontológico intra-oral e para os casos graves o CPAP.

Dra Dilana Oppitz Kochenborger - CRORS- 4816
www.sonoclean.com.br
Certificada em odontologia na medicina do sono pela Associação Brasileira do Sono

domingo, 26 de agosto de 2012

Tratamento do ronco, apneia do sono e bruxismo: abordagem odontológica

Existe uma infinidade de opções de aparelhos intra-orais (AIOs) para tratamento do ronco, apneia do sono e bruxismo. Por esta razão, cabe ressaltar que todo o cirurgião-dentista que deseja conduzir este tratamento deve ter conhecimento e fundamentação em:
  1. Medicina e biologia do sono;
  2. Qualificação teórico-prática para condução do tratamento;
  3. Capacitação para trabalhar de forma multiprofissional. Sendo a área da medicina que envolve o maior número de especialidades para abordagem de tratamento.

Muito estudo e pesquisa aproximou a classe médica e odontológica e, o intercâmbio de informações facilitou o trabalho em busca do sucesso e adesão ao tratamento.

A indicação do tratamento com AIO (aparelho intra-oral) é feita pelo médico por escrito ao CD (cirurgião-dentista), que por sua vez realizará a seguinte:

Abordagem odontológica de tratamento:
  1. Anamnese e exame clínico para indicação ou contra-indicação do AIO
  2. Exames laboratoriais (opcional)
  3. Confecção e instalação do AIO
  4. Acompanhamento do tratamento e possíveis efeitos colaterais
  5. Solicitar exame de polissonografia final com AIO em boca para avaliação do grau de sucesso
  6. Conforme for a resposta, se: positiva - proservação de tratamento e se negativa reencaminhamento ao médico de origem. Em ambas situações o médico que indicou deve acompanhar o tratamento concomitantemente.
  7. O acompanhamento de tratamento deve ser em longo prazo 

Indicações formais dos aparelhos intra-orais 

  1. Primárias: Ronco, Resistência das Vias Aéreas Superiores, Apneia leve e moderada
  2. Secundárias: Apneia grave, quando o paciente não se adapta ao CPAP; coadjuvante à cirurgias nasais e garganta; falência do tratamento comportamental.
Vantagens para escolha do tratamento com AIO (aparelho intra-oral):
  1. Primeira escolha para apneia leve e moderada pela Academia Americana de Medicina do Sono (AASM)
  2. Cabe na palma da mão
  3. Não faz barulho
  4. Não é elétrico
  5. Ótima opção para viagens
 Desvantagens dos AIOs
  1. Alguns efeitos colaterais em longo prazo, com pequenas mudanças  na posição dos dentes, mas mediante ao problema de saúde que a apneia oferece, este efeito não é considerado.
  2. Menor eficácia para apneia grave
Indicações odontológicas para instalação do AIO:
  1. Saúde periodontal
  2. Ausência de cáries
  3. Articulação temporo-mandibular (ATM) saudável ou disfunção de ATM sob controle
  4. Possibilidade de avanço mandibular para anterior maior de 3 mm além da mordida de topo.
Indicações comportamentais:

 Solicita-se ao paciente quando iniciar o tratamento com aparelho intra-oral mudança de estilo de vida como:
  1. Emagrecer quando necessário
  2. Manter rotinas para dormir e acordar
  3. Evitar fumar e beber, principalmente à noite
  4. Evitar medicamentos sedativos para dormir sem prescrição médica
  5. Fazer exercícios físicos regulares
  6. Dormir em quarto escuro e fresquinho
  7. Dormir em decúbito  lateral ou seja de lado
  8. Utilizar travesseiros especiais, rolos para entre pernas com finalidade de ajudar dormir de lado
  9. Manter revisões médicas para doenças de base
Conclusão: 
Não importa quem inicia o diagnóstico de suspeita de apneia do sono, se pelo médico, dentista, fonoterapeuta, psicólogo, fisioterapêuta, mãe, pai, professor ou babá.

Importante é estabelecer plano de tratamento precoce por equipe multidisciplinar afinada, minimizando os efeitos dos transtornos respiratórios do sono sobre a saúde ou evitando a progressão das suas comorbidades como infarto do miocárdio, AVCs, hipertensão arterial e outras.

Dra Dilana Oppitz Kochenborger - CRORS 4816
Certificada em odontologia na medicina do sono pela Associação Brasileira do Sono (ABS)
www.sonoclean.com.br









domingo, 29 de julho de 2012

Aparelhos para ronco e apneia do sono: mercado disgnóstico e terapêutico



Lendo sobre os distúrbios do sono deparei com assunto pertinente a expansão extraordinária das empresas americanas relacionado à concorrência do mercado diagnóstico e terapêutico para ronco e apneia do sono.

Os maiores fatores para o crescimento neste mercado são o número de usuários, a tendência para obesidade e o crescimento constante de prestadores de serviços do sono.

Bilhões de dólares estão sendo investidos em pesquisas para este segmento.

O mercado está dividido em duas categorias: aparelhos de diagnóstico (por ex. polissonografia) e aparelhos terapêuticos (por ex. CPAP - aparelho de pressão de ar positiva nas vias aéreas e AIOs - aparelhos odontológicos intra-orais).

A indústria dos dispositivos para apneia está avaliada em 19,72 bilhões de dólares até o ano de 2017.

Como novidade empresas estão disputando espaço no mercado com o lançamento da terapia de neuroestimulação implantável para tratar pacientes que sofrem de apneia obstrutiva moderada e severa, podendo, em breve, se tornar padrão ouro de tratamento para apneia obstrutiva do sono.

Em miúdos, este sistema de terapia envolve pequeno aparelho implantado sob a pele que se destina a trabalhar através da ativação dos músculos e nervo que controlam a língua para assegurar que as vias aéreas permaneçam abertas durante o sono.

Ao meu ver as grandes limitações neste mercado incluem o alto custo do tratamento e está direcionado para classes de maior poder aquisitivo.

Enquanto as indústrias navegam nestes desafios, eu fico com a opção odontológica considerada muito eficiente para ronco e apneia obstrutiva do sono. Seu custo é o menor do mercado estando do tamanho do bolso dos pacientes. Adicionando como vantagens: fácil de transportar, não são elétricos, não fazem barulho, muito bons para viagem e método não invasivo de tratamento.

Dra Dilana Oppitz Kochenborger
Ortodontista
Certificada em Odontologia na Medicina do Sono
www.sonoclean.com.br 
Av Independência 1211 cj 210 Porto Alegre fone (51)3024 4429
Rua Ernesto Alves, 252 Carazinho (51) 3331 5207

sábado, 19 de maio de 2012

Aparelho para ronco - como escolher


  • Em primeiro lugar precisamos saber que os aparelhos intra-orais (AIOs) para o tratamento do ronco e apneia do sono são preconizados pela Associação Americana de Medicina do Sono (AASM) desde 1995, como primeira escolha pra tratamento da apneia leve e moderada, ou casos graves, quando o  indivíduo não consegue se adaptar com outro opção médico. 
  • Na realidade é a forma de tratamento do tamanho do seu bolso, pois é o mais barato.
  • Também tem como vantagem não ser elétrico, cabe na palma da mão, não faz barulho, fácil de transportar em viagens e o mais importante: é muito eficiente. 
No entanto, simplesmente ir ao cirurgião-dentista e pedir um aparelho qualquer poderá ser frustrante e perigoso, pois corre o risco de estar subtratando a apneia.   O profissional que irá adendê-lo deve ter conhecimento profundo no assunto.


Como escolher o cirurgião-dentista para atendê-lo?
  •  Dê preferência para o dentista mais próximo de sua cidade que possua certificação pela Associação Brasileria do Sono (www.sbsono.com.br  página Odontólogos). Com certeza, tem competência para atendê-lo com segurança. 
  • Saia da primeira consulta com todas dúvidas sanadas. Leve todos os exames médicos realizados e principalmente o exame de polissonografia. (aquele realizado em noite inteira no laboratório do sono e sob responsabilidade médica)
  • Lembre-se: "o barato sai caro". Você está procurando e necessitando de tratamento e não de um aparelho, simplesmente.

Qual o melhor aparelho? 

  •  Existe mais de 200 modelos diferentes sendo utilizados no mercado, com indicações específicas. O aparelho escolhido deverá preencher as prescrições exigidas pela AASM como: encapsular todos os dentes, ser retentivo, permitir avançar a mandíbula conforme a gravidade do problema, não roubar espaço da língua, reduzir o ronco e a apneia, ser confortável, impedir a abertura excessiva da boca.
  • Evitar escolher aqueles aparelhos pré-fabricados pois estes poderão provocar movimentações dentárias. O ideal, é o aparelho personalizado.
  • Evitar optar por aparelho de silicone. Este é mole. Embora, muito confortável, não permite a titulação, ou seja, o avanço mandibular para diminuir gradativamente o ronco sem provocar danos para a articulação temporomandibular e musculatura mastigatória.
  • Optar por aparelhos de acrílico rígido ou acetato. São mais duradouros e cumprem com sua função satisfatoriamente.
Lembre-se : A apneia do sono pode matar, se não tratada adequadamente. 


Dra Dilana Kochenborger
Odontologia na Medicina do Sono
www.sonoclean.com.br 
Av Independência, 1211 cj 210 Porto Alegre-RS
(51) 3024 4429



sexta-feira, 18 de maio de 2012

Dicas para enfrentar o dia com mais energia





O normal é acordarmos pela manhã com pique, disposição e energia para enfrentar o dia. No entanto, quando a noite não foi suficiente para recarregar a bateria, o dia se arrasta,  fica longo cansativo e chato. Falta a concentração, a irritabilidade aumenta e a toda hora sentimos sono. Eis algumas dicas para reverter esta situação:

1- Observar a qualidade do seu sono:

  • Dormir pelo menos 7 hs por noite. Crianças precisam de mais horas entre 8 a 9, e idosos com pouco mais de 6 hs .
  • Não basta quantidade de sono. Procure a qualidade:
          - No jantar, opte por refeições leves e fácil digestão
          - O intervalo entre a janta e deitar deve ser pelo menos de duas horas
          - Desacelerar atividades como internet, TV e mensagens do celular no mínimo 15 min. antes de deitar
          - Desligue todos eletrônicos e tome um chá relaxante
          - Tome um banho bem quentinho antes de ir deitar
          - Ler um livro, se a leitura induzir sono pra você
          - O quarto deve ser acolhedor, organizado, silencioso, limpo, escuro e com temperatura mais baixa
          - Fumar à noite tira o sono
          - O álcool relaxa por demais a musculatura da garganta e aumenta para o risco de roncar mais e ter apneias (que são paradas respiratórias durante o sono). O dia seguinte é de ressaca

2 - Alimentação que aumenta energia




  • agrião, alcachofra, amendoim, amêndoa, aveia, caju, canela cevada, geleia real, gergilim, girassol, hortelã, nozes e pinhão
  • Café preto é bom estimulante. Adultos podem tomar até 4 xícaras de 100ml por dia. Uma dose no café de manhã, meio da manhã, no início da tarde e meio da tarde
  • Capriche no café da manhã. Ele é a fonte dos nutrientes que vão garantir o seu pique para o dia
3- Deixe espaço para os exercícios físicos 
  • A prática de exercícios regulares está associada à redução de sintomas depressivos e ansiedade
  • Durante o exercício o organismo libera endorfinas, enzima que proporciona bem-estar
  • A prática de caminhadas 3 vezes por semana tem melhoras significativas na atenção, memória, agilidade motora e humor
  • Exercícios melhoram a qualidade do sono, desde que realizados no mínimo 4 horas antes de deitar
4 - Reservar momentos para o alongamento
  • Alongar ajuda a ativar a circulação sanguínea e relaxar a musculatura. Acalma e ajuda a respirar melhor
  • Nos momentos de maior tensão do dia, pare e respire profunda e lentamente.Relaxa tensões.
  • Avalie se não está exagerando sua reação negativa em determinados momentos pelos acontecimentos. Procure outros pontos de vista sobre cada situação.
Literatura: artigo: " Os exerdícios físicos e os aspectos psicobiológicos" de Marco Túlio de Mello, Rita Boscolo Andrea Maculano Esteves e Sergio Tufik

Dra Dilana Kochenborger
Odontologia na Medicina do Sono
Av. Independência 1211 cj 210 PoA
(51) 3024 4429
www.sonoclean.com.br 


domingo, 13 de maio de 2012

Conquiste um sono de qualidade


                                            

Há 6 mil anos atrás, os chineses já diziam:
"coma como um rei pela manhã, como um príncipe no almoço e como um plebeu no jantar"

Eles tinham razão. Infelizmente, hoje, quase ninguém lembra disso. A maioria das pessoas jantam às 9 horas da noite, comem bastante e depois vão pra cama tentar dormir olhando TV. Está tudo errado. Por isso, recebemos tantas queixas pela dificuldade para dormir, sono de má qualidade e dores de cabeça matinal.

Para deitar e dormir como um anjo, o ideal é comer, duas horas antes de ir deitar e preferencialmente jantar alimentos leves, sem bebida alcoólica e sem fumar após.

Com a digestão facilitada, menos toxinas ficarão acumuladas no organismo, o que é muito bom para quem não quer rolar na cama à espera do sono. Chocolate e refrigerantes são totalmente contra-indicados antes de dormir, assim como café, chá preto ou verde.

Não fazer refeições pesadas à noite não significa ir dormir com fome ou estômago vazio. Coma ao menos uma fruta ou tome um copo de leite para não acordar esfomeado durante a madrugada.

Copie algumas receitas gostosas e leves para seu jantar:

Sopa de legumes light:
 
Ingredientes
- 1 espiga de milho cortada em pedaços
-1 folha de couve ou acelga
- 1 chuchu picado
- 1 cenoura
- 1 talo de salsão
- 1 cebola inteira picadinha
- folhas e talos de alho-poró
- salsinha picada
- 1 raminho de manjericão

Modo de fazer:
  • Cozinhe todos os ingredientes com exceção do manjericão, a couve e a salsinha por 40 min. em fogo baixo;
  • Cinco minutos antes de servir adicione o manjericão e a couve
  • Sirva com salsinha picada por cima
Sopa de legumes com massa tipo conchinha

Ingredientes:
- 200 g de músculo picado em cubos
- 1 cebola e 2 dentes de alho
- 3 batatas médias
- 2 cenouras
- 1 chuchu
- 1 mandioquinha
- 2 colheres de extrato de tomate
- 250 gr de massa tipo conchinha

Modo de fazer:
  • corte os legumes em cubos (para proporcionar o mesmo tempo de cozimento)
  • aqueça 4 colheres de azeite numa panela grande e leve a carne para dourar
  • acrescente o alho e a cebola bem picadinhos em fogo baixo para não queimar
  • acrescente água e deixe ferver
  • acrescente os legumes por vez, com intervalos de 5 minutos, inciando pela cenoura, as batatas, a mandioquinha e por último o chuchu e o macarrão. Mexendo com cuidado para não estragar a forma dos legumes.
  • Pode servir com salsinha picada para enfeitar
Sopa em creme de verduras nutritivas
Ingredientes:
- 6 colheres de sopa de 6 verduras diferentes e picadas ( moranga, couve-flor, brócolis, repolho, tomate, cenoura, batata, chuchu)
- 100 ml de leite desnatado
- 1 tablete caldo de legumes

Modo de fazer
  • leve ao fogo todos os ingredientes
  • cozinhe em fogo baixo até ficarem molinhos
  • passe no lidificador

Hamburger especial de palmito:
 (perfeito para segunda-feira à noite. Super light e saudável)

Ingredientes:
- 1 1/2 xc de chá de palmito picado
- 2 pimentões vermelhos
- 1 colher de sopa de salsa fresca picada
- 2 colheres de sopa de cebola picada
- 1 colher de mostarda
- 1 colher de chá de alho picado
- 2 colheres de sopa de farinha de rosca
- 1 ovo cru
- sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer
  • em uma tigela misture todos os ingredientes
  • divida em 4 partes e molde cada parte em forma de hamburger
  • leve para a geladeira por 30 minutos
  • asse em forno médio preaquicido até dourar
  • sirva com salada de folhas verdes e tomate cereja
Sandwiche WRAP LIGHT

Ingredientes
- Massa WRAP - aquele pão em folha parecido com pão sírio
- requeijão
- alface
- cenoura ralada
- queijo mussarela ralado
- peito de peru fatiado
- azeite de oliva e sal

Modo de fazer:
  • Sobre a massa WRAP passe o requeijão
  • coloque as folhas de alface, peito de peru e queijo cortadas em tirinhas
  • a cenoura ralada
  • o azeite se quiser
  • e sal a gosto
  • colocar tudo mais ou menos no centro da massa para poder enrolar
  • enrolar segurando firme para não vazar e para o colorido aparecer mais
  • corte ao meio e sirva.
Tudo muito gostoso e leve para a noite.

Bom apetite e boa noite ... com muitos sonhos.

Literatura com parte retirada da revista Bons Fluidos especial

Dra Dilana Kochenborger
Odontologia na Medicina do Sono
Av Independência 1211 cj 210 Porto Alegre
(51) 3024 4429
www.sonoclean.com.br
-

sábado, 12 de maio de 2012

Sono de qualidade merece um refúgio perfeito

Você sabia que em um terço de nossa vida passamos dormindo ou pelo menos tentando? Nada melhor do que cuidar muito bem do ambiente que nos acolhe. Certo?

Seu quarto deverá estar organizado, limpo e colorido com tons pastel. Nada de cores excitantes. O feng shui ensina e aconselha: livrar-se de objetos quebrados e evitar o acúmulo de papéis, livros e roupas por cima de cadeiras e balcões. Devemos deixar o quarto convidativo para dormir.

Como organizar um quarto?

  1. Deixar o cômodo respirar, abrindo porta e janelas
  2. Passar aspirador de pó no colchão, travesseiros, cortinas e tapetes
  3. Se o piso for de madeira ou material frio, passar um pano úmido no chão após passar o aspirador
  4. Evitar varrer ou espanar, pois isso somente espalha o pó
  5. Uma cama bem feita deixas os olhos felizes 
  6. Um aroma com fragrancia floral  funciona como um convite para boa noite de sono
  7. Sobrepor os lençois com colcha ou edredom pode criar um clima bem agradável e organizado
  8. Para os friorentos uma dica: usar lençol térmico. Relaxa a musculatura adiantando o sono
  9. Evitar ultrapassar a chamada "janela do sono" para deitar e dormir. Este momento da noite está entre às 10 e 11 horas, quando passamos por uma sonolência. Se ultrapassar este horário o sono desaparece.
Enfim, o sono reparador depende também desses itens, como o toque gostoso do lençol, a iluminação sob medida e cores suaves que tingem os móveis, paredes e acessórios. Nestes detalhes está o segredo para tornar o quarto como espécie de santuário particular.

Localização da cama:

  • Quanto mais longe da parede do banheiro melhor, porque nessa área de alvenaria passa o encanamento, e a água corrente pode trazer desequilíbrio físico e emocional (princípios do feng shui)
Roupas de cama:

  • fronhas, lençois e edredons de algodão ou fibras naturais oferecem toque agradável e evitam excesso de transpiração durante a noite. Outro prazer em noites frias é se enrolar até o pescoço numa manta de cashmere.
 Iluminação:
  • Diminuir a luminosidade do ambiente ajuda a desacelerar e reduzir os ruídos internos - as energias acumuladas ao longo do dia. Um quarto bem escuro, sem aqueles leds da TV, rádio/relógio. Assim aumenta da produção de melatonina, neuro-hormônio indutor de sono, que passa a circular na corrente sanguinea no escuro. Luzes fortes confundem esse processo biológico.
Temperatura do quarto:
  • Pesquisas revelam que por volta de 22 graus é o ideal. Quanto mais a temperatura cai, mais confortável se torna o ritual para a cama.
Cor do quarto:
  • A vibração das cores influi em nossa energia vital e nossas emoções. Tons pasteis bem clarinho, especialmente o azul, pode baixar a ansiedade. Estes tons relaxam e trazem tranquilidade na hora de pegar no sono. O lilás também cria uma atmosfera delicada e saudável para os insones. Para combinar o branco e tons terrosos. São tons que dissipam as energias mais densas e fica pura leveza.
Música:
  • Um som suave ajuda a preencher a mente com pensamentos positivos e esvaziar a densidade do dia. Cantos da natureza, sopros do vento, da água e pássaros são recomendados.
Literatura extraída da revista Bons Fluídos especial

Dra. Dilana Kochenborger
Odontologia na Medicina do Sono
Av Independência 1211 cj 210 Porto Alegre
(51) 3024 4429
www.sonoclean.com.br

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Aparelho intra-oral no tratamento do ronco

São dispositivos inseridos na boca e utilizados durante o sono, com objetivo de prevenir que a língua entre em colapso com os tecidos moles da orofaringe."

Indicações:
  1. Ronco
  2. Apneia do Sono (leve, moderada e grave quando o paciente não se adapta a outro tratamento
  3. Resistência para passagem de ar aumentada
  4. Em apoio à cirurgias
Objetivo do tratamento:

  1. Reduz o roncar no sono e apneia
  2. Reduz a sonolência excessiva diurna, fadiga e preguiça
  3. Reduz a fragmentação do sono
  4. Normaliza a saturação de oxigênio no sangue
  5. Reduz o número de microdespertares durante o sono
Predictivos para sucesso total do tratamento com aparelho intra-oral:

  1. Quanto mais jovem melhor
  2. Baixo peso corporal
  3. mandíbula pequena ou retruída
  4. Apneia leve e moderada
  5. Apneia posicional, isto é, dormir de lado
Vantagens dos aparelhos intra-orais:
  
  1. É pequeno
  2. Cabe na palma da mão
  3. Fácil de transportar e muito bom para viagens
  4. Não é elétrico
  5. Não faz barulho
  6. É muito eficiente 
  7. Tem custo mais baixo que os outros tratamentos  
Tipos de aparelhos:

Os modelos variam conforme o material e modo de ação. Existe mais de 200 tipos no mercado sendo utilizados. A escolha dependerá da gravidade do problema, da aceitação do paciente, e o sucesso do tratamento dependerá do conhecimento científico, do bom planejamento de tratamento e domínio do profissional no manuseio destes aparelhos.

Literatura:
- Roger R; A review oral appliances therapy in sleep populations; Sleep Review (2000)
- Ferguson e col. Oral appliances for snoring and obstructive sleep apnea: a review. Sleep 2006;29(2):244-62

Dra Dilana Kochenborger
Odontologia na Medicina do Sono
dilana@sonoclean.com.br
consultório: Av Independência,1211 cj 210 Fone: 51 3024 4429