sábado, 25 de setembro de 2010

Apneia do sono - tipos




O Dr. me disse que posso morrer enquanto durmo. Quais as chances disso acontecer?

 Aproximadamente 763 milhões de pessoas no mundo inteiro roncam, e entre elas 80 a 90% não são tratados por falta de vontade, conhecimento próprio ou de diagnóstico.

Uma forma perigosa de ronco é chamada de apneia do sono.  Causa embaraços, motivo de brincadeira e muitas vezes a separação de quarto entre o casal.

 Devemos levar mais a sério o fato de roncar, pois realmente, quem sofre de apneia do sono, dependendo da gravidade, pode vir a  óbito, principalmente por complicações cardiorespiratórias em longo prazo, como infarto do miocárdio, arritmias,fibrilação, hipertensão arterial, AVCs, etc.

Os homens são mais afetados que as mulheres numa proporção de 3:1.

Existem 3 tipos de apneia do sono:
  
  •  Apneia Obstrutiva do sono: - a mais comum. Acontece quando há um bloqueio completo ou parcial da passagem de ar pela garganta, por mais de 10 segundos, várias vezes por hora de sono, terminando com esforço respiratório ou engasgo para voltar a respirar.  
  • Apneia Central: - Acontece quando a parada respiratória é comandada pelo sistema nervoso central. Independe do esforço respiratório.
  • Apneia mista: - Esta é a mistura dos dois eventos anteriores. Iniciando por uma apneia central e terminando pela apneia obstrutiva.
A principais consequências para quem padece desta doença é representado por sonolência excessiva diurna, irritabilidade, falta de memória e atenção, propenção para acidentes domésticos, rodoviários e no trabalho, falta de produtividade no trabalho, aumento gradativo de peso, aumento da pressão arterial, impotência sexual, entre outros.

O problema é sério e pode levar a morte, se não tratado em tempo. Sua evolução é lenta e progressiva, e deve ser acompanhada pelo médico do sono, dentista do sono, e por outras áreas da saúde comprometidas com seu tratamento correto.

Para saber mais acesse o site: www.sonoclean.com.br ou entre em contato pelo e.mail dilana@sonoclean.com.br

sábado, 18 de setembro de 2010

Receitas de chás para dormir

Ah! Como é bom deitar a cabeça no travesseiro, reencontrar o ritmo calmo da respiração, apagar todas as preocupações e estresses do dia para entrar no mundo da noite com bons sonhos.


O pulo-do-gato para relaxar à noite é aproveitar ao máximo o poder terapêutico no preparo de um bom chazinho antes de dormir, sendo a primeira recomendação feita por médicos aos insones.


 Mas, atenção! Há segredos quando a intenção é transformar o ato de tomar chá num antídoto aos insones.

 Evitar à noite os chás preto, verde, branco, mate, puro ou em misturas aromáticas. Infusões a base de rosa, laranja e canela também devem ser descartados, pois são energéticos e tem efeito estimulante.


Optar por ervas frescas sedativas como: melissa, flor seca de maracujá, valeriana, alface, erva-cidreira, erva-doce, camomila e hortelã.


Se quiser incrementar, crie um coquetel quente misturando camomila, erva-cidreira, flor de maracujá e melissa. É uma delícia e ajuda a fazer as pazes com o travesseiro.


 Como preparar corretamente seu chá:

 Para infusão de folhas, pétalas ou flores siga a seguinte fórmula:
  1.  Para cada litro de água use 4 colheres de sopa da erva fresca ou 2 colheres da erva seca. 
  2.  Ferva a água separadamente e depois numa vasilha despeje o líquido sobre elas assim que começar a ebulição.
  3.  Tampe a vasilha e deixe repousar 10 minutos;
  4. Coe em um bule pré escaldado.
Preparo para dormir bem:
  1. Escolha louças bonitas para servir o chá;
  2. Acomode-se em uma poltrona confortável e aconchegante;
  3. Agasalhe-se, se estiver frio, e tome o líquido sem pressa. Nesta atitude você já começa a descontrair, sinalizando ao cérebro que a última etapa do dia começou e que em poucos minutos seu corpo entrará em estado de repouso.
  4. Depois de tomar o chá, sente-se na cama, feche os olhos e ocupe os pensamentos com fatos agradáveis.
  5. Quando estiver relaxada, deite-se e preste atenção na respiração. (evita que as preocupações voltem à cabeça)
  6. Pronto! Siga a essência dos sonhos. 
Receitas de chás:

  • Hortelã para acalmar: Em uma xícara de chá, coloque 1 colher de sopa de folhas frescas de hortelã bem picadinhas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos, coe e acrescente 1 colher de sobremesa de suco de limão.
  • Erva-doce para ansiedade: coloque 1 colher de sobremesa de folhas e ramos bem picadinhos de erva-cidreira-verdadeira em uma xícara de chá de água fervente. Abafe por 10 minutos e coe.  
  • Endro para o sono: em uma medida de 2 xícaras de água fervente, misture 1 colher de sopa de erva seca. Adoce com mel. 
  • Chá de alface como calmante: ferva rapidamente 2 folhas de alface fresca em 1medida de xícara de chá de água. A temperatura ideal para tomar este chá é morna. Evite deixar a colherzinha dentro da xícara, pois o metal altera as propriedades da alface. 
  • Erva-doce para repouso garantido: Em 1 litro de água ferva 10 g de sementes. Coe e beba. 
  • Manjericão para bons sonhos: Ferva 2 copos de água e coloque 1 colher de chá de folhas de manjericão. Deixe descansar por 10 minutos. Coe e beba.
Atenção: adoçar o chá compromete seus princípios ativos. Mas, não há problema nenhum em usar com moderação mel ou açúcar mascavo.

 Só me resta então, desejar todos, uma boa noite de sono e sonhos.

 Dilana Oppitz Kochenborger- CRO 4816
 www.sonoclean.com.br
dilana@sonoclean.com.br 
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial 
Área de atuação em Odontologia do Sono