Promessas de manter a juventude:
A melatonina tem como principal função de regular o sono, ou seja, em ambiente escuro e calmo, seus níveis no organismo aumentam causando sono. Outra função, não menos importante, é o efeito protetor diminuindo a taxa de mortalidade, bem como sua possível ação de retardo do envelhecimento e redução dos radicais livres (estresse oxidativo).
Melatonina e a idade:
Quando o indivíduo envelhece a glândula pineal calcifica diminuindo consequentemente a produção da melatonina. Começa a diminuir na puberdade e mais de 90% aos 70 anos. "Isso é a explicação para a insônia comum na terceira idade", diz o neuroloogista Andrew Monjan em entrevista a revista SUPER.
Respostas de defesa imunológica e inflamatória no organismo
Em vários modelos experimentais de choque séptico e não-séptico, a melatonina tem efeito protetor, atuando como modulador de respostas inflamatórias e imunológicas. Estes efeitos podem ocorrer em concentrações compatíveis com o pico noturno de melatonina, ou em concentrações muito maiores, que sabidamente podem ser alcançadas quando administradas como fármaco.
Tratamento com melatonina:
A melatonina não é considerada medicação, porque é produzida pelo próprio organismo. Está mais para suplemento vitamínico. Por ser natural não produz efeitos colaterais, não induz dependência nem perde a eficácia com o tempo prolongado de uso. Os produtos encontrados no mercado são importados, com dosagem entre 1a 3 mg de hormônio. Tomar um comprimido à noite 2 horas antes de dormir. "Não recomendo o uso de ,melatonina se antes conversar com profissional e estudioso no assunto.
Contato para maiores esclarecimentos e referências bibliográficas:
Dra Dilana Kochenborger - CRO 481
www.sonoclean.com.br
dilana@sonoclean.com.br